Materiais Óculos

Entenda os diferentes tipos de materiais de fabricação e características de produtos de composição metal, plástico, para facilitar a sua venda.

Existem inúmeros tipos de materiais para a produção de óculos e acessórios e apesar de muitas pessoas não se importarem com essa questão, é importante entender a variedade disponível no mercado, pois muitas vezes, o fabricante não identifica as informações de composição do material.

A produção de óculos inclui materiais como acetato, metal, alumínio, aço inoxidável, titanium, madeira e plásticos injetados. A maioria das marcas de grifes conhecidas, utilizam materiais como acetatos e metais, já o mercado popular de óculos, em grande maioria utiliza os modelos injetados e em metais.

Dentre todas as opções citadas, focaremos em apenas acetato, injetado e metal.

Plásticos injetados: Produtos cujos processos de fabricação são injetados (granulados de polímeros plásticos são derretidos e empurrados dentro de um molde de óculos) caracterizam- se por serem maleáveis, permitindo que as peças sejam projetadas em um design diferenciado, ou seja, é possível desenvolver modelos mais fashionistas que os modelos tradicionais produzidos por acetato, por exemplo.

Devido ao seu processo de fabricação injetado, a qualidade de alguns produtos apresentam características deste processo, como por exemplo, é comum encontrar algum tipo de “rebarba” ou pequenas bolhas nas armações.

Um dos processos de fabricação para compor as cores é a pintura das peças e as dobradiças podem ser de metal ou plásticas;

Há muitos materiais utilizados na produção de óculos injetados, no entanto, os produtos que comercializamos são compostos por:

• Aro: ABS (derivado de plástico)
• Hastes: ABS
• Plaquetas: se houver, PVC ou silicone. Em óculos de qualidade superior podem ser de silicone e são mais confortáveis.

Metais: Produtos cujos processos de fabricação podem ser totalmente em metal ou podem compor a frente em plástico injetado ou acetato e hastes em metal, por exemplo. Peças totalmente fabricadas em metal sempre haverá plaqueta (base nasal).
Os produtos que comercializamos em metal são de material “alpaca” ou "cuproníquel".

O cuproníquel é uma liga metálica de cobre e níquel com até 30% de níquel, oferecendo boa resistência à corrosão e à fadiga, por isso, óculos e armações melhores que utilizam este material são comercializados por valores mais altos.

Usualmente revendedores de semijoias comparam o metal dos óculos com o banho aplicado em semijoias, no entanto, é importante saber que os óculos não são produzidos como uma semijoia e por isso, os metais não sofrem banho de ouro ou prata.

• Aro: Acetato, Plástico Injetado ABS ou Metal
• Hastes: Metal
• Plaquetas: PVC ou silicone.

Acetato: Produtos cujos processos de fabricação utilizam plástico acetato que podem oferecer mais qualidade e resistência que os produtos fabricados em plástico injetado ou metais, pois o acetato é um tipo de plástico com fibras sintéticas.

O acetato também é conhecido como acetato de celulose, pois antigamente, utilizavam derivados da polpa da madeira ou fibras naturais do algodão e com o passar do tempo, a utilização de materiais como nylon injetados e poliéster (ambos à base de petróleo), possibilitaram a redução de custos.

Diversos granulados de polímeros são misturados formando uma folha de acetato (chapa – por isso, algumas pessoas chamam de “óculos de chapa”) e cortados em uma forma e finalizados com acabamentos manuais, diferente do processo de fabricação utilizado nos materiais injetados.

O processo de cores é composto a partir da mistura dos polímeros nas placas, diferente de óculos injetados que muitas vezes são pintados.

Por estas características de produção, o custo dos óculos em acetato têm valor superior ao plástico injetado ou metal, como também os designs (modelagem) são mais tradicionais por seguir esse processo de fabricação numa chapa, diferente dos injetados e metais que são produzidos em moldes, oferecendo diversas opções de modelagens.

• Aro: Acetato
• Hastes: Acetato
• Plaquetas: usualmente não possui

Informações sobre material acetato foram cedidas gentilmente e utilizada como fonte de referência: Dav/D K/ND https://blog.davidkind.com/eyewear-tips/handmade-acetate-glasses-sunglasses/

Vídeos públicos no Youtube:

- demonstração de como funciona uma máquina injetora: https://www.youtube.com/watch?v=b1U9W4iNDiQ


- fabricação de óculos plástico injetado (na demonstração é um óculos de proteção individual, no entanto, o processo para fabricação do solar, seguem as mesmas características: https://youtu.be/EoE1vDkoYyQ


- fabricação de óculos em acetato (chapa): https://www.youtube.com/watch?v=2xSO6oXNkQk

GALERIA

ÓCULOS DE ACETATO/CHAPA: Placas de Acetato compostas por diversos polímeros plásticos
ÓCULOS DE ACETATO/CHAPA: Produção manual de óculos em acetato
ÓCULOS DE ACETATO/CHAPA: Chapa de acetato sendo recortada à laser
ÓCULOS DE ACETATO/CHAPA: Origem do nome "óculos de chapa" ou simplesmente de acetato
ÓCULOS PLÁSTICO INJETADO:Máquina injetora que produz óculos em plástico injetado em molde
ÓCULOS PLÁSTICO INJETADO:Molde que recebe o plástico derretido, dando o formato da peça
ÓCULOS PLÁSTICO INJETADO: Após sair da injetora, um dos acabamentos inclui a pintura da peça
ÓCULOS PLÁSTICO INJETADO: Polímeros plásticos que são derretidos e injetados no molde da máquina injetora
1/1